3 de novembro de 2009

Jogos Olímpicos 2018 | China, França ou Alemanha?

Mal chegamos na Copa do Mundo 2010 na África do Sul, tampouco nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) que já estão falando nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno 2018.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que as cidades Annecy (França), Munique (Alemanha) e Pyeongchang (Coreia do Sul) se apresentaram oficialmente como candidatas à organização dos jogos.

Agora, as três cidades irão iniciar um processo de duas fases que irá culminar com a eleição da vencedora em Julho de 2011, na África do Sul.

A questão que quero trazer é o tempo que temos para decisão de um país sede para eventos desse porte. Claro que as cidades devem e precisam se preparar – vide Brasil para a Copa e para os Jogos Olímpicos – mas o tempo é muito grande entre a eleição e a realização.

Neste exemplo temos quase 10 anos para o evento e já sabemos que a disputa está entre três cidades. Nesse meio tempo mudam presidentes, entram e saem crises e o mundo vira de cabeça para baixo inúmeras vezes.

As exigências dos comitês são grandes, mas deveríamos ter o básico em muitos lugares, independente dos eventos. A estrutura e o apoio não deveriam depender dos resultados dentro daqueles importantes envelopes, infelizmente...

2 comentários:

Eric disse...

Bruno, não seriam os jogos de 2020? 2018 é ano de Copa do Mundo. =)

Bruno disse...

Eric, são Jogos Olímpicos de Inverno em 2018 mesmo.
Em 2010 teremos os jogos em Vancouver.

Abraços!