4 de novembro de 2009

"Elefante Branco" não é exclusividade do Brasil

Olympic Venues in Beijing


O Estádio Ninho de Pássaro, um dos complexos de maior destaque dos Jogos de Pequim 2008, começa a preocupar as autoridades chinesas. Está difícil conseguir uma finalidade para o espaço, que realizou poucos eventos desde as Olimpíadas, e há um temor de que o estádio se torne um "elefante branco".

Com capacidade para receber um público de 80 mil pessoas, há uma dificuldade clara para realizar eventos do porte do Ninho de Pássaro.

O Ninho está recebendo a Corrida dos Campeões, que reúne grandes pilotos do mundo como Michael Schumacher, Jenson Button, Tom Kristensen, mas o público ficou aquém do que o estádio comporta. Além da Corrida, outros eventos esportivos já aconteceram, alguns shows, mas, pelo menos por enquanto, o Ninho do Pássaro tem servido mais como atraçao turística.

Que fique mais um alerta para os dirigentes responsáveis pela organização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Já temos exemplos de dentro de casa - é só olhar alguns dos complexos construídos para o Panamericano 2007 -, mas Pequim só comprova que todos estão sujeitos a isso.

Cabe ao Brasil aprender com os exemplos de fora e se antecipar na elaboração de projetos que deem lastro para os complexos que serão construídos até lá.

Um comentário:

Bruno disse...

Muito bom, Dida.

Acho que vale a lição, mais uma vez, para não cometermos este tipo de erro.
Tem muita gente falando em construção de novos estádios e vemos que mesmo lá fora isso é uma solução pontual, apenas.