30 de setembro de 2009

Faltou braçada à natação

Depois de gastar aproximadamente R$1 milhão no Mundial de Roma, o Rio desistiu de sediar a Copa do Mundo por falta de verba.

Desmarcar o evento que seria entre 23 e 25 de outubro no Parque Aquático Júlio Delamare, no complexo do Maracanã, dias antes do anúncio da sede dos Jogos de 2016 pode não ter sido uma estratégia muito boa, mas a falta de caixa falou mais alto.

É uma pena que isso aconteça logo depois do melhor mundial que a natação brasileira teve em sua história, - 4 medalhas (2 ouro, 1 prata, 1 bronze), 18 finais, 1 recorde mundial, 9 recordes de campeonato, 6 tempos das Américas e 33 novas marcas sul-americanas – quando o país começa a ganhar destaque no cenário internacional.

Nos bastidores do esporte comenta-se muito sobre os fins dos valores arrecadados pela federação, quantia que é mal empregada e justificada, e que agora realmente fez falta.

Quando vemos o esporte crescer, com ídolos, resultados e uma geração promissora, notamos que a administração não acompanha o profissionalismo. Precisamos, urgentemente, de apoio ao esporte para não perdemos o “pico” do fôlego.

Por hora, faltou braçada ao esporte...

29 de setembro de 2009

Comercial para o programa Fiel Torcedor do Corinthians

Confira abaixo o comercial "Grito" criado pela agência Babel para o programa Fiel Torcedor que irá oferecer descontos especiais nos jogos do alvinegro no ano de seu centenário, além de outras vantagens.

O comercial conta com a participação de Mano Menezes, Edu, William, Elias e Dentinho e irá ao ar na Rede Globo, nos canais Globosat e, claro, no site Fiel Torcedor.



Dica do @CaioLekecinskas

Líder Palmeiras de olho na base

O Palmeiras, atual líder do Campeonato Brasileiro, apresentou um novo projeto para as categorias de base. Trata-se de um novo centro de treinamento onde os jovens terão tratamento de verdadeiros profissionais.

O local do CT ainda não foi definido, pode ser em Guarulhos, no mesmo lugar do atual ou em outra localização definida pelo clube.

O técnico Muricy Ramalho vê a iniciativa com bons olhos, e acrescenta dizendo que o clube ainda deve fazer as tradicionais peneiras em vários estados e que os olheiros devem ser ex-jogadores do clube.

O que fica disso tudo é que ultimamente falamos muito do Palmeiras e agora vemos um projeto que necessita ser o início de todos os projetos. Quando um clube investe na categoria de base, ele investe em jogadores, no clube, no patrimônio e na própria história.

Mais do que garantir bons jogadores “de graça”, o clube garante um grupo forte, uma fonte de renda, cria elo entre jogadores e clube e inicia um ciclo vicioso.

São Paulo, Grêmio, entre outros já possuem essa estrutura e os resultados estão visíveis. Não muito longe vemos Ronaldinho Gaúcho, Anderson, Lucas, o próprio Kaká e o zagueiro Breno.

Ou seja, olhar para base é realmente cuidar do futuro do clube.

28 de setembro de 2009

Facebook fecha acordo com entidade esportiva


A Sport England, entidade governamental responsável por estabelecer as bases do esporte na Inglaterra, acaba de fechar um acordo com o Facebook no valor de £20 milhões com o intuito de deixar um legado de mais pessoas praticando esportes após as Olimpíadas de Londres 2012.

É o primeiro acordo de longo prazo do Facebook com um órgão do governo.

A ideia do projeto é utilizar a comunidade para mobilizar as pessoas em torno do esporte e também transformar a forma como órgãos do esporte endereçam o assunto ao público até 2012.

Haverá um "Sport Hub" - como uma fan page - no Facebook que irá possibilitar os órgãos do esporte interagirem com mais de 20 milhões de pessoas que utilizam o Facebook no Reino Unido.

Além de de possibilitar a organização e a comunicação de eventos através deste canal, as pessoas também poderão desafiar amigos nos esportes que praticam e depois compartilhar os resultados no Facebook.

Não tenho dúvidas de que é uma ótima iniciativa tentar estabelecer o esporte através do digital, ainda mais via Facebook, onde os ingleses já estão em massa; mas vai ser interessante ver como eles vão criar este envolvimento fora da internet, ou seja, fazer com quem as pessoas não só se interessem mais pelo esporte, mas que também passem a praticar mais.

25 de setembro de 2009

Adidas & UEFA | Mais 3 anos de contrato

A gigante alemã que fornece as bolas oficiais das competições européias desde 1970, renovou o contrato com a UEFA até 2012.

A Adidas continuará o fornecimento e irá produzir uma bola diferente para Champions League, Europa League e Uefa Super Cup.

A empresa disputa cada vez mais espaço com a Nike e busca através destes contratos “barrar”a concorrente e garantir visibilidade nas competições.

Por aqui, a Nike é a fornecedora oficial da CBF, mas pouco vimos ativações para explorar este contrato.

Em uma rápida pesquisa com 20 pessoas, apenas 6 souberam responder a marca das bolas usadas no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Isso para alguns é algo totalmente irrelevante, mas se formos pensar que a bola é um dos fatores básicos para a prática do esporte e o que interessa no futebol é “bola no gol”, esse pequeno elemento poderia ser muito mais explorado.

Fico me questionando se as ligações das empresas com as entidades são meramente políticas ou de fato, a falta de ativações são deixadas de lado propositalmente.

24 de setembro de 2009

Os times e seus "donos"

O bilionário russo Mikhail Prokhorov fez uma oferta aos acionistas do New Jersey Nets após ter concordado em colaborar com a mudança da arena do time para o Brooklyn, em Nova York.

Agora, a proposta que gira em torno de US$ 700 milhões está sendo avaliada e, caso 75% dos comandantes da liga aprovem a proposta, o negócio deve seguir normalmente.

Na Inglaterra, um dos executivos do Chelsea, Peter Kenyon, afirmou que o futebol precisa de mais nomes como o de Roman Abromovich, dono do clube inglês. Apesar da polêmica em torno do excêntrico bilionário, o executivo disse que Roman é muito comprometido com o clube e que o futebol não deveria recusar nomes com este perfil.

Resolvi trazer estes dois exemplos apenas para levantar a seguinte questão: por que não vemos movimentações como essa acontecendo em terras brasileiras?

É claro que a primeira resposta tem a ver com questões financeiras, afinal, o nosso futebol ainda não é um mercado rico e bem estabelecido como é o da Europa - apesar de que finalmente começamos a caminhar nessa direção.

No entanto, acredito que pode haver uma questão cultural muito forte com relação a forma como os clubes são geridos por aqui - o próprio Leonardo, atual técnico do Milan já fez alguns comentários sobre este assunto. Com raras exceções, os clubes brasileiros são gerenciados por dirigentes que estão muito ligados ao clube emocionalmente. É quase como uma "empresa familiar" em alguns casos...

Mesmo assim, acredito que alguns dos grandes clubes brasileiros poderiam liderar uma mudança de cultura neste sentido. Não apenas para financiar projetos mais ambiciosos dos times, mas também para ajudar na gestão dos times como negócio e consequentemente na profissionalização do futebol.

22 de setembro de 2009

Marcos | O Karate Kid

O goleiro Marcos, conhecido por defesas impossíveis e marcantes irá aparecer em breve como o personagem que marcou história nos anos 80, Daniel San. De olhos vendados, o ídolo do Palmeiras faz parte da campanha para promover o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil (DNCCI), 23 de novembro.


De coração aberto e sem dinheiro no jogo, o goleiro atendeu prontamente o pedido, gravou o comercial e ainda tirou onda. A idéia é mostrar que as pessoas não enxergam os sintomas e precisam se prevenir, e para isso o goleiro precisava deixar algumas bolas passarem, fato que estava difícil, já que mesmo de olhos vendados ele conseguia defender a maioria.

A causa é nobre e o goleiro é muito mais do que um ídolo do Palmeiras. Fico me questionando porque o clube e os patrocinadores não exploram mais o atleta que já tem uma marca muita forte mesmo sem nunca ter trabalhado com isso.

A Topper ensaia algumas iniciativas com uma linha exclusiva do goleiro (com o número 12), mas mesmo assim ainda é muito simples perante o potencial que o Sâo Marcos possui.

21 de setembro de 2009

Coca-Cola | "What's your celebration?"

Na coletiva desta segunda-feira, em Zurique, na Suiça, foi anunciada uma das ações mais fantásticas que eu já vi com relação à Copa do Mundo de todos os tempos.

A gigante dos refrigerantes decidiu apostar na celebração espontânea das pessoas e para isso irá disponibilizar canais para que todos possam compartilhar isso seja por meio de música, campanhas interativas ou da Coca-Cola FIFA World Cup Trophy Tour - tour da taça do campeonato.

A marca ainda irá trazer a tona o ex-jogador Roger Milla, da seleção de Camarões, herói da Copa da Itália em 1990, que ficou famoso por ser o mais velho jogador daquela Copa e também pelo modo como comemorava os gols. Como plano de fundo, os comerciais terão a trilha sonora com 'Wave & Flag', versão de "Waving Flag", do músico K'Naan, da Somália, que estará presente em todos os eventos da marca relacionados à Copa e poderá ser baixada via internet.

Porém, o que achei mais interessante é o 'Coca-Cola World Cup Celebration Award’, onde cada vez que um jogador comemorar um gol dançando, a empresa irá captar a cena e colocar na web para os consumidores votarem na favorita. E não para por ai, a cada gol celebrado com dança, a Coca-Cola irá repassar recursos para seus programas de preservação da água.

Apesar da FIFA ter uma série de restrições com relação as comemorações, a dança, se feita de forma respeitosa e disciplina, é liberada.

A ação marca a ligação entre Coca-Cola e FIFA, que estão juntas desde 1978, e que para o presidente Blatter ultrapassa o business: “Nós procurávamos um patrocinador e encontramos um parceiro que hoje é definitivamente um amigo”.

A marca ainda fará embalagens comemorativas e irá colocar a ação no ar no inicio do ano que vem.

Já estou imaginando: Copa do Mundo, gol, dancinha e lá estará a marca. Genial!

Dica do @marcelorech

EA Sports FIFA 10 | How Big Can Football Get?

Para apresentar a nova versão do game, o FIFA 10, que chega às lojas no dia 2 de outubro, a Wieden + Kennedy de Amsterdã criou esse filme fantástico de 2 minutos.

Com o conceito “How Big Can Football Get?” e assinatura “Let’s FIFA”, o filme mostra a grandeza do game que é jogado por mais de 2 milhões de pessoas mundo a fora diariamente.

O filme mostra desde jogadores profissionais jogando no meio de multidões até players isolados em casa, de um canto a outro do mundo.

É o típico caso do uso de imagem dos jogadores que extrapola as quatro linhas, que no caso seria as quatro linhas do game, apenas.

Vale a pena conferir



Via @Paula_Rizzo

20 de setembro de 2009

Bozzano & Ronaldo | Barba, cabelo e bigode

Depois da Gillette fazer ativação com os jogadores da Seleção Brasileira, Adriano, Júlio César, Felipe Melo, Lucio e Juan, foi a vez da concorrente Bozzano usar o seu garoto propaganda: Ronaldo Fenômeno.


A empresa já assinou com o Corinthians e com o Flamengo e agora decide entrar com os dois pés no futebol nacional.

Ronaldo é a estrela dos novos comerciais e o interessante é o uso de imagem do jogador em campo com a camisa do clube paulista, ressaltando o contrato com o time e otimizando o valor investido.



Resta saber se a empresa irá fazer alguma ação voltada aos torcedores do clube...

15 de setembro de 2009

Les Arbitres | A UEFA e os filmes sobre os homens do apito

Depois do comercial produzido para a Portuguesa que postei ontem aqui no Radar Esporte, acabo de ter mais uma boa surpresa.

A UEFA está lançando um documentário sobre aqueles que levam a culpa das derrotas, pelas faltas e pênaltis não marcados e que, consequentemente, estão no grupo que tem as mães mais xingadas do planeta. São eles mesmos, os árbitros.

Les Arbitres é um documentário que apresenta um novo olhar sobre estas figuras. Com uma visão mais humanista, o filme mostra os bastidores da arbitragem, os momentos anteriores às partidas e como eles se relacionam em campo.

Massimo Busacca, Mejuto Gonzalez, Peter Fröjdfeldt e Howard Webb são alguns dos protagonistas do filme.

Confira o trailer abaixo:

Trailer from Les Arbitres on Vimeo.



Será que daria certo por aqui?

14 de setembro de 2009

Orgulho de ser Lusa

Depois de Corinthians e Palmeiras terem lançado alguns vídeos para trabalhar sua marca, a Portuguesa resolveu entrar na onda e criou um comercial para falar do orgulho de ser Lusa.

Confesso que esperava ver outros times grandes tomando esta iniciativa, mas é interessante ver um time da segunda divisão se movimentando.



A ideia do comercial ficou bacana, mas acho que algo mais proprietário da Lusa poderia ter sido explorado melhor. Afinal, todo torcedor pode se dizer orgulhoso do seu time de coração.

Ao que tudo indica, os clubes do Brasil estão acordando pouco a pouco para o trabalho de branding. No entanto, para que isto dê resultados, é essencial que o time entregue não só no comercial, mas como clube/empresa e como time dentro de campo.

Outro ponto importante é que agora devem aparecer mais e mais clubes querendo trabalhar suas marcas através do formato tradicional de comercial - mesmo que via vídeo no YouTube -, mas o fato é que existem uma série de outras iniciativas que devem ajudar na construção da marca de um time de futebol.

10 de setembro de 2009

GP Brasil de F1 | A marcas já estão largando

O GP Brasil de F1 em Interlagos será apenas no dia 18 de outubro, mas as marcas já estão correndo para sair na frente no quesito patrocínio.

A Cervejaria Petrópolis fechou um acordo com a Brawn GP em agosto e estará estampada nos carros e capacetes de Jenson Button e Rubens Barrichello. O acordo ainda prevê uma série de ativações e vai de encontro à campanha de responsabilidade “Lugar de Piloto é na Pista. Se Beber não Dirija”.

A marca que estará presente é a Itaipava e com o acordo, a marca se firma nas principais competições automobilísticas do Brasil: Stock Car, Copa Vicar, Stock Jr, Fórmula Truck e as provas do Itaipava GT Brasil, que envolve as categorias Itaipava GT3, Itaipava Trofeo Maserati e Copa Renault Clio.

Por outro lado, o São Paulo F. C. também está se movimentando e deverá anunciar nesta manhã a parceria com a Interpro, promotora do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

Com apoio do piloto são paulino Felipe Massa, o clube irá lançar o "Paddock Tricolor", setor especial em Interlagos durante o GP.

É interessante a corrida das marcas para garantirem o espaço na prova mais importante do automobilismo mundial que acontece no país. Só resta saber se serão grandes ativações ou se tudo ficará no papel...


dica do @leandro_otsuka

8 de setembro de 2009

Michael Jordan | History of Flight

A Nike lançou um site muito bacana para homenagear Michael Jordan e sua marca: History of Flight.

O site conta a história da marca, de seus tênis e, claro, como não poderia deixar de ser, de Michael Jordan e seus feitos históricos.

Vale a pena gastar um tempo no site History of Flight, tanto pelo visual como pelas informações.


Via Fubiz

7 de setembro de 2009

O Emprego Mais Difícil do Mundo | Nike

Agora que o Brasil já se classificou para a Copa do Mundo da África do Sul em 2010 com três jogos de antecedência, os esforços de comunicação das marcas que patrocinam a Seleção Brasileira de futebol e seus atletas só devem aumentar.

E, claro, isso deve acontecer por todo mundo na medidade em que as seleções vão confirmando presença com as eliminatórias chegando ao fim.

Confira abaixo o comercial da F/Nazca que homenageia o Luís Fabiano, dono do emprego mais difícil do mundo.

3 de setembro de 2009

Uniforme 3 Palmeiras | Bastidores

Confira abaixo o vídeo dos bastidores do lançamento do uniforme 3 do Palmeiras.

É interessante notar que a iniciativa é da patrocinadora, Samsung, que através de pequenas ações busca se aproximar do torcedor.

Bacana ver o clube resgatar sua origem com uniforme e com a participação do ídolo Ademir da Guia.

Sensacional!

Brasil e Argentina | Rivalidade dentro e fora do campo

De um lado, Kaká e Dunga, do outro, Messi e Maradona. Dois são considerados os melhores do mundo atualmente, e os outros dois duelaram na década de 90.

De um lado, Nike, Ambev e Vivo, do outro, Adidas, Coca-Cola e Claro. Um dos maiores clássicos do futebol mundial reflete a briga entre marcas fora dele.

Nike e Adidas entram em campo com os uniformes, já os patrocinadoras aparecem nos treinos, nos painéis para entrevistas e na roupa que os jogadores usam durante o período de seleções.

Alguns acham que é mera coincidência, mas se analisamos, podemos notar que cada vez mais as empresas buscam estar em locais que a concorrência está, de uma forma ou de outra.

Enquanto uns não reparam, nós publicitários podemos enxergar inúmeras oportunidades de campanhas, principalmente na Argentina, que a publicidade tem um tom mais bem humorado.

Este jogo é único, e nessas horas o patrocínio deve ultrapassar a estampa de logotipo em roupas e banners. O valor investido para estar junto dessas seleções não é pouco e o conteúdo que os times podem oferecer é gigantesco.

Está na hora de ressaltar que as empresas mais do que patrocinarem, torcem para as seleções e estão juntas até o fim.

E vocês, acham que as empresas deveriam apostar nas seleções e correr o risco de mexer com tamanha rivalidade?

1 de setembro de 2009

Wagner Love no Palmeiras | Quem paga a conta?

Clube contrata jogador e diz que o valor pago será por conta de ações de marketing e receita de bilheteria. Pois bem, parece que a moda realmente pegou, pelo menos foi este o discurso da diretoria do Palmeiras na coletiva de imprensa para apresentação do atacante Wagner Love.

De acordo com os dirigentes, o salário do jogador nem chega perto dos R$400 mil mensais que foram anunciados, e será “apenas” o que pagavam à Fabinho Capixaba e Mozart (ambos transferidos) mais o que vier de lucro das ações planejadas.

O primeiro efeito, segundo os próprios dirigentes, será o aumento na receita dos jogos mandados no Palestra Itália, cuja os valores dos ingressos devem sofrer alterações (até 33% mais caros) e provavelmente todos serão vendidos.
Sendo assim, entramos naquele ciclo: time forte, casa cheia, títulos (potencial), mais receitas, mais jogadores, time mais forte e por aí vai...

Wagner Love teve um belo inicio de carreira no Palmeiras, virando ídolo da torcida na Série B do Brasileirão, mas depois (em 2005) praticamente vestiu a camisa do Corinthians e se transferiu para o maior rival. Segundo o próprio jogador, um “ato falho” devido a falta de maturidade na época.

O boato que rondam nos bastidores é que o jogador será usado para ser o garoto-propaganda do programa Sócio-torcedor e terá uma série de produtos licenciados, começando por um boneco.

Não discuto o potencial do jogador dentro de campo tampouco para ações fora dele. Mas parece que tudo ficou muito fácil depois que os clubes descobriam o marketing, e na pratica sabemos que não é bem assim.

Produtos licenciados são resultados de ações e planejamentos de marketing e sozinhos tem potencial a curto prazo, apenas.

O marketing deve ser explorado e pode agregar muito na receita e na construção de marca de um clube. Mas não podemos generalizar e achar que venda de produto e casa cheia são resultado para todos os tipos de problema...