Estamos há pouco mais de 50 dias do início da Copa do Mundo da África do Sul e algumas das marcas que patrocinam a Seleção Brasileira de Futebol tem feito um trabalho bacana até aqui.
Explico o meu critério para "trabalho bacana": Patrocinadores preocupados em ir além da exposição na camisa e que buscam conectar de alguma forma a essência da sua marca com o que a seleção pode entregar em termos de imaginário coletivo e identidade com o brasileiro.
Este post não tem a menor pretensão de ser algo oficial, baseado em estatísticas, pesquisas etc. Estou tentando falar sobre o que estou vendo como consumidor mesmo. A mensagem que chega até mim, da forma que chega, com que frequência chega e, como já disse, a relação entre a essência de marca e o que a seleção é capaz de entregar.
Apenas para lembrar, os patrocinadores da seleção brasileira são: Nike, Itaú, Vivo, Guaraná Antarctica, Volkswagen, Gillette, Extra e TAM, Pão de Açúcar e Nestlé e Marfrig (Seara).
Dentre estas marcas, as que me chamaram mais atenção até agora foram Nike, Vivo, Volkswagen e Brahma.
Nike
Não tem o que falar. Esporte e, claro, futebol, já estão no DNA da marca. A Nike encontrou a "fórmula" e vem se aprofundando cada vez mais na essência do futebol brasileiro e o que ele representa. Sem necessariamente ir para o tradicional comercial de 30" na televisão, a Nike consegue gerar bastante cobertura nos meios digitais com os conteúdos que gera - tudo bem que às vezes parece que tudo que a Nike solta nesses ambientes é comentado, mas isto não vem ao assunto.
Além de apropriar muito bem dos jogadores que patrocina e que fazem parte do elenco da seleção, a Nike tem abordado temas que estão diretamente ligados ao nosso futebol: o jeito moleque de jogar, as peladas e até mesmo as mandingas.
No canal da Nike no YouTube você pode assistir aos outros filmes.
Vivo
Telefonia e futebol. O que eles poderiam ter em comum?
Pois parece que a Vivo encontrou a resposta. Ainda debaixo do guarda-chuva "Conexão como nenhuma outra.", a marca entendeu este novo contexto onde as pessoas não assistem mais a uma partida de futebol apenas pela televisão, mas interagem com o conteúdo através de comentários pelo Twitter, SMS entre amigos, MSN e por aí vai... Neste sentido, esta Copa do Mundo deve ser mesmo uma experência nova - até o Twitter está sendo muito utilizado pelos atletas.
A marca está se apropriando deste cenário em sua plataforma de comunicação e está propondo às pessoas a viver a seleção com a marca.
Além do comercial (abaixo), a marca já está desenvolvendo um trabalho em digital envolvendo diversas redes sociais, distribuindo prêmios (viagens para a África, iPhones e camisas oficiais).
Eu Vivo a Seleção
Volkswagen
A ligação óbvia entre o Gol, o carro mais vendido no Brasil, e a Seleção Brasileira se materializou neste belo comercial da AlmapBBDO com Robinho. E não poderia ser diferente, afinal, quem mais tem um produto chamado "Gol"? Tem mais é que se apropriar mesmo...
Esta deve ser uma das maiores campanhas da marca e conta com anúncios, spots de rádio, web, merchandising, PDV e diferentes tipos de ações, além do patrocínio da cobertura do campeonato mundial de futebol na TV.
Retribuição
Anúncio e logo da campanha, criado por Marcello Serpa.
Brahma
Apesar da ligação sempre polêmica entre cerveja e futebol, a Brahma, uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo de 2010, tem feito um bom trabalho com a plataforma futebol.
Seguindo o posicionamento guerreiro, a marca conseguiu transferir todo este conteúdo para o futebol. Além disso, a marca tem se apropriado muito bem do futebol brasileiro utilizando jogadores importantes da seleção, como Júlio César, Luís Fabiano e Adriano, na comunicação.
Como disse no início deste post, não tenho a pretensão de fazer uma lista oficial, por isso gostaria de saber se o trabalho de algum dos outros patrocinadoras oficiais chamou a sua atenção.
14 de abril de 2010
Nike, Vivo, Volkswagen, Brahma & Seleção Brasileira
Add to del.icio.us
Marcadores:
Bootcamp Nike,
Comercial,
Copa do Mundo 2010,
futebol,
Patrocínio,
vivo,
Volkswagen
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá
Música para a Seleção Brasileira de Futebol (Copa do Mundo – África do Sul)
Em um Momento de Empolgação, parei e fiz esta Música, Vê se Vocês gostam e se gostarem e quiserem usa-la, me dê uma força para coloca-la para todo o Brasil Cantá-la.
http://www.youtube.com/watch?v=s-rBQg1Ysq8
Nome da Música - SÓ O BRASIL É PENTA
É BOLA NO PÉ, É GOL É GOL
E NA MÃO O CANECO
BRASIL FAÇA MAIS UM
EU QUERO VÊR O REPETECO
BRASIL FAÇA MAIS UM
EU QUERO VÊR O REPETECO
É BOLA NO PÉ.
É BOLA NO PÉ, É GOL É GOL
E NA MÃO O CANECO
BRASIL FAÇA MAIS
EU QUERO VÊR O REPETECO
BRASIL FAÇA MAIS UM
EU QUERO VÊR O REPETECO
NA AFRICA DO SUL, A BOLA VAI ROLAR
BRASIL COM SUA ARTE, FAZ A REDE BALANÇAR
É MUITA EMOÇÃO, CORAÇÃO VÊ SE AQÜENTA
NESTE PLANETA AZUL
SÓ O BRASIL É PENTA
É MUITA EMOÇÃO, CORAÇÃO VÊ SE AQÜENTA
NESTE PLANETA AZUL
SÓ O BRASIL É PENTA
LETRA E MÚSICA - JOÃO LUIZ
Atenciosamente
João Luiz
2804/2010
Olá
Música para a Seleção Brasileira de Futebol (Copa do Mundo – África do Sul)
Em um Momento de Empolgação, parei e fiz esta Música, Vê se Vocês gostam e se gostarem e quiserem usa-la, me dê uma força para coloca-la para todo o Brasil Cantá-la.
http://www.youtube.com/watch?v=s-rBQg1Ysq8
SÓ O BRASIL É PENTA
É BOLA NO PÉ, É GOL É GOL
E NA MÃO O CANECO
BRASIL FAÇA MAIS UM
EU QUERO VÊR O REPETECO
BRASIL FAÇA MAIS UM
EU QUERO VÊR O REPETECO
É BOLA NO PÉ.
É BOLA NO PÉ, É GOL É GOL
E NA MÃO O CANECO
BRASIL FAÇA MAIS
EU QUERO VÊR O REPETECO
BRASIL FAÇA MAIS UM
EU QUERO VÊR O REPETECO
NA AFRICA DO SUL, A BOLA VAI ROLAR
BRASIL COM SUA ARTE, FAZ A REDE BALANÇAR
É MUITA EMOÇÃO, CORAÇÃO VÊ SE AQÜENTA
NESTE PLANETA AZUL
SÓ O BRASIL É PENTA
É MUITA EMOÇÃO, CORAÇÃO VÊ SE AQÜENTA
NESTE PLANETA AZUL
SÓ O BRASIL É PENTA
LETRA E MÚSICA - JOÃO LUIZ
Atenciosamente
João Luiz
Postar um comentário