De acordo com nota na Exame de Abril, um levantamento realizado pela Crowe Horwarth, especializada em gestão esportiva, constatou que a receita dos clubes com publicidade e patrocínio deve alcançar 16% do faturamento dos clubes em 2010.
Normalmente, este número fica em torno de 10%, mas a Copa de 2014 vem impulsionando estes investimentos.
Sendo assim, as cifras devem chegar perto dos R$ 300 milhões neste ano. Para se ter uma ideia da evolução, este valor era de R$ 190 milhões em 2006, ano da Copa da Alemanha.
Com certeza um crescimento significativo para o nosso futebol - ou pelo menos parte dele.
Fica a expectativa de que esta evolução no faturamento seja acompanhada por uma evolução da gestão de marketing destes clubes.
É claro que alguns dos grandes clubes do Brasil já estão procurando se modernizar, mas é fundamental que estes valores também sejam revertidos para a entrega de um melhor serviço para os torcedores, que ainda estão longe de desfrutar de uma estrutura como a dos países desenvolvidos.
15 de abril de 2010
O efeito Copa do Mundo
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