Vou começar dizendo que definitivamente este é um projeto que deveria servir de inspiração para as empresas que patrocinam o esporte.
A Red Bull é uma marca conhecida por sempre inovar na forma como se comunica, e desta vez não foi diferente. A marca, que patrocina o atleta de snowboard Shaun White construiu um halfpipe exclusivo em algum lugar do Colorado, nos EUA, e toda vez que White quisesse praticar, eles levavam o atleta num helicóptero até o local, para que ele pudesse desenvolver novas manobras longe dos olhos de seus competidores.
O halfpipe, que foi desenvolvido por Frank Welsh, o melhor desenvolvedor de rampas, estava num patamar muito acima das rampas tradicionais. Era extremamente liso, com curvas perfeitas e ainda tinha um espaço com muitos blocos de espuma para diminuir os riscos de lesão de White.
Ou seja, não só a Red Bull proporcionou um lugar fora do alcance dos oponentes de Shaun White, como também criou um lugar com condições praticamente perfeitas para o atleta treinar.
Imaginem se as marcas passassem a pensar o patrocínio também como uma forma de influenciar na condição atlética e não apenas como uma vitrine para suas marcas. É claro que nem sempre isso é tão simples e a dificuldade de um projeto como este pode variar muito de acordo com a modalidade, mas o fato é que este “case” da Red Bull ilustra muito bem como as marcas podem ir além da exposição tradicional na "indumentária" do atleta.
No link vocês podem conhecer mais o projeto, ver imagens e algumas das manobras criadas por Shaun.
E abaixo o vídeo que mostra um pouco mais como tudo funcionou.
Ou seja, o patrocínio também se tornou uma plataforma de conteúdo para divulgação da própria marca Red Bull.
1 de março de 2010
Project X | Aprenda com a Red Bull
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2 comentários:
Irado ! Perfeita a ação da Red Bull, de conseguir em uma só campanha unir duas coisas fundamentais no esporte de alto nível hoje em dia: marketing e condições de treino que possibiltem ao atleta melhorar cada vez mais o seu desempenho. E acaba virando uma bola de neve: mais divulgação, gerando mais retorno, dando ao atleta cada vez melhores condições de treino, fazendo assim com que seu desempenho melhore cada vez mais, sendo assim cada vez mais divulgado, e assim por diante, nessa bola de neve perfeita ! Sensacional ! Arrebentaram !
Simplesmente sensacional!
Imagina se a Multimarcas constrói um estádio para o Corinthians?!?!!?
Muito boa a idéia, acho que segue em proporções diferentes a Nike quando começou a desenvolver chuteiras para o Fenômeno, para Ronaldinho Gaúcho, e divulgar esses videos em forma de comerciais, onde mostravam todo o processo da chuteira desde a criação ,sendo amaciada e chegando ao craque.
Parabéns a Red Bull pelo case!
Abs.F
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