11 de dezembro de 2009

O marketing esportivo não serve para nada...

Caros leitores, provavelmente vocês não devem entender porque um título desses em um blog que fala justamente sobre este assunto. Acredito que vocês também não devem compartilhar com tal afirmação, afinal recebemos emails e comentários com dúvidas de vocês sobre o tal marketing esportivo, mas sempre com uma visão positiva do tema.

A frase do título é polemica, principalmente depois de saber que o autor de tal pérola foi Alexandre Kalil, presidente do Atlético Mineiro (ontem no programa Arena Sportv).

O homem que comanda o Galo disse que o marketing só serve para gastar dinheiro e que se uma empresa quer patrocinar determinado clube irá procurar o presidente da instituição e não cair na “conversinha” do marketeiro.

Em tempos que comentamos cada vez mais o esporte e os clubes como empresas, fico imaginando uma multinacional sem um departamento de marketing. Sinceramente não consigo explicar como seria, mas tenho certeza que iria falir em pouquíssimo tempo.

O Atlético Mineiro acertou a contratação de Vanderlei Luxemburgo, técnico altamente capacitado e extremamente marketeiro. Penso que Kalil só deve ter lembrado do lado “professor” antes de ter assinado o contrato, caso contrário não iria se contradizer com uma frase dessas.

O Galo é um dos clubes mais tradicionais do país, com uma das maiores torcidas, mas há tempos não deixa de ser apenas o segundo de Minas, já que a supremacia do rival Cruzeiro está cada vez maior. A disputa entre os dois está cada vez menos acirrada, com goleadas em finais do campeonato estadual e com pouco destaque do Atlético em campeonatos nacionais e internacionais.

Não vou creditar essa diferença entre os dois clubes apenas ao departamento de marketing, mas podemos fazer um paralelo entre estes dois lados. Se por um lado o Cruzeiro está firme entre os grandes e fortes do Brasil e com patrocínios e ações de marketing relevantes, o Atlético enxerga o departamento de marketing como desnecessário e caro, e dentro de campo figura cada vez menos com candidato real a títulos.

Espero que com esta visão, Kalil consiga montar um time forte e sustentável para os torcedores...

2 comentários:

Anônimo disse...

TREINADOR NÃO GANHA JOGO, TEM UM PAPEL IMPORTANTE, MAS SEM GRANDES CRAQUES, SÓ TREINADOR NÃO RESOLVE (O LUXA HÁ TEMPOS NÃO GANHA NADA!!!) E UM CARTOLA PAGA UM SALARIO MILHONÁRIO PARA ESTE QUE FOI (VEJAM, FOI) UM DOS MELHORES TECNICOS DO BRASIL. O FLAMENGO TINHA UM TREINADOR MENOS BADALADO, O CORINTIANS A MESMA COISA, MAS TINHAM GRANDES JOGADORES QUE REALMEMTE DECIDIRAM (RONALDO E ADRIANO), UM TREINADOR NÃO SERVE PARA NADA, SE NÃO TIVER JOGADORES QUE RESOLVAM NA HORA DA DECISÃO...MAS NÃO É SURPRESA OS RESULTADOS DOS ULTIMOS ANOS DO GALO...MUITO AMADOR!
VALDIR FLORES - PORTO ALEGRE RS

Marcello De Vico disse...

Deixando a questão do técnico de lado... Talvez seja por isso que o Atlético-MG seja "timinho" ayualmente. Por acaso ele explicou a postura dele ao falar essa frase? Porque não acompanhei o Arena Sportv ontem... Mas realmente ele não deve acompanhar o que acontece no mundo do futebol. É só pegar o exemplo do Ronaldo. Além de ser um gênio dentro de campo, tendo decidido Paulista e Copa do Brasil para o Corinthians, ele é um fenômeno fora de campo também. Só o fato de ele ter vindo para o Corinthians já provocou um lucro enorme para o clube. Enfim, só um exemplo entre tantas milhões "estratégias de marketing" que são claramente benéficas para um clube. "O cara tá de brincadeira"!