21 de dezembro de 2009

Por quê não?

O caderno Esporte, da Folha de São Paulo deste último domingo, trouxe uma matéria sobre o ano de 2010 para César Cielo.

Ao contrário do que foram 2008 e 2009, 2010 deve ser bem diferente para o atleta mais rápido do mundo na água. Isso porque o maior desafio para Cielo neste ano será o Pan Pacífico, que reúne os principais nadadores do mundo, com exceção dos europeus; e, na verdade, esse é grande problema, já que Alain Bernard, ouro nos 100m livre em Pequim, e Fred Bousquet, recordista nos 50m até a última sexta-feira, quando Cielo pulverizou o recorde, não estarão em Irvine (EUA) para a competição.

É claro que seus treinadores e o próprio atleta dizem que vão com força total ano que vem independentemente dascompetições, mas o fato é que deve ser um ano de menor visibilidade mesmo.

De fato, se pensarmos por este lado, 2010 pode mesmo ser um ano um tanto quanto morno para César Cielo.

Mas pensemos agora como oportunidade em termos de marketing esportivo.

Enquanto lia a reportagem, me lembrei que logo depois de quebrar o recorde, Cielo começou a conversar com os jornalistas, falando como estava ansioso, que mal dormiu... Eis que ele solta para os repórteres que acordou no meio da madrugada e logo bebeu um TNT - marca de bebida energética que o patrocina e que estava estampada no seu braço esquerdo durante a competição.

Mas o que isso tem a ver com o possível 2010 morno para Cielo?

Será que a TNT (foi a primeira que me veio à cabeça depois, mas poderiam ser muitas outras) não deveria tentar promover um desafio que pudesse colocar Cielo lado a lado de seus principais oponentes? Mesmo em ano de Copa, não podemos deixar a poeira baixar (tanto).

Muito provavelmente os resultados não seriam considerados oficiais, mas um evento como esse poderia ter um grande efeito mobilizador em termos de transmissão, patrocinadores e, claro, público, já que Cielo é um dos grandes nomes do esporte nacional atualmente. Outros esportes como o tênis e skate - para citar apenas dois - já trabalham em formatos parecidos.

Não sei se é possível, mas a pergunta que fica é: Por quê não?

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