23 de dezembro de 2009

TOP 10 2009 | Radar Esporte


Mais uma vez é hora de olhar para o ano que passou e ver quais foram os grandes momentos do esporte neste ano de 2008.

As opiniões são diversas e não foi fácil chegar para chegarmos neste Ranking, mas aqui vai o TOP 10 2009 do Radar Esporte.

1 - Brasil

A primeira posição do TOP 10 Radar Esporte 2009 não poderia pertencer a mais ninguém. Depois de conquistar a oportunidade de sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o Brasil está com tudo. Agora o país passa a ser uma vitrine ainda maior para o mundo. Mais do que dois mega eventos esportivos, a Copa e as Olimpíadas vem para mostrar a força do Brasil para diferentes cantos do mundo. Contudo, apesar da euforia e do clima de “oba-oba”, o ainda temos muito que realizar em termos de estrutura até a realização destes eventos se quisermos realmente deixar uma marca positiva para o mundo.

2 – Real Madrid

O clube madrilenho fez as duas grandes contratações do futebol deste ano, reunindo no mesmo elenco dois dos melhores jogadores do mundo atualmente, Kaká e Cristiano Ronaldo, e trazendo de volta a fama de Galácitos para o Real Madrid. Para se ter ideia de como o Real Madrid concentrou os holofotes com essas duas contrações, de acordo com o Google Zeitgeist 2009, o termo “Real Madrid” teve a maior arrancada em procuras no buscador na categoria esportes.

3 - Corinthians e os patrocínios fenomenais

A primeira posição do nosso ranking no ano passado foi a contratação do Ronaldo Fenômeno pelo Corinthians. Fechamos o ano com isso na cabeça e começamos 2009 imaginando o que viria por aí em termos de patrocínios. O clube paulista demorou para anunciar um parceiro e foi fazendo contratos pontuais até enfim anunciar Batavo como principal cotista de seu uniforme.

O Grupo Silvio Santos entrou no jogo com a Hypermarcas e transformaram o uniforme do Corinthians em um verdadeiro abada, mas no fim das contas o clube alcançou o valor que tinha prometido para o atacante em contratos de patrocínio.

4 - Ave, César

O mais rápido do mundo dentro d’água. César Cielo saiu do Mundial de Roma dessa forma e recentemente voltou a conquistar o título. O brasileiro se tornou um dos atletas mais valiosos do esporte por ser um fenômeno em sua categoria e um exemplo para toda uma geração. Voltou a chamar atenção para um esporte que estava carente de ídolos e tem tudo para trazer mais patrocinadores, apesar de fechar contratos individuais e não para equipe.

5 – O esporte a internet

Definitivamente podemos dizer que 2009 foi um dos anos mais digitais para o esporte. Clubes, empresas, confederações e atletas entraram na lógica do novo consumidor e se renderam à tecnologia. Vimos muitos atletas brasileiros e estrangeiros aderirem o Twitter e muitas ações que tinham a internet como principal plataforma. Apesar disso, muitos clubes ainda não exploram o canal da forma que poderiam e muitos jogadores possuem presenças amadoras com seus sites. É um canal que veio pra ficar...

6 – Virais

Ano passado os virais da Nike conquistaram a 5ª posição do nosso ranking. Este ano, eles – todos, não só os da Nike – se disseminaram tanto para promover clubes, uniformes 3, jogadores etc, que nós resolvemos classificá-lo na 6ª posição do TOP 10 Radar Esporte 2009. Os clubes do Brasil – e as marcas que os patrocinam - finalmente estão percebendo que seu conteúdo já gera interesse, mas que era preciso colocá-lo numa “embalagem” um pouco mais diferenciada, se quisessem realmente chamar a atenção e criar um envolvimento com seus torcedores.

7 – Tiger Woods

Apesar de recentemente ter se envolvido num escândalo que lhe rendeu a perda de alguns patrocinadores, Tiger, de apenas 33 anos, se tornou o primeiro atleta no mundo a atingir ganhos superiores a 1 bilhão de dólares, superando nomes como Michael Schumacher e Michael Jordan. Interessante comentar novamente que Tiger Woods atingiu esta marca sendo um dos principais atletas de um esporte que, apesar de elitista, não é tão popular como outras modalidades.

8 – Derby Palmeiras e Corinthians

Um clássico que marca e de marca, literalmente. Palmeiras e Corinthians transformaram um dos clássicos mais disputados do Brasil e um evento a parte ao criarem a marca “Derby”. Mais do que a disputa por uma taça e estampa nos uniformes, os dois times criaram uma parceria para se valorizarem, unirem forças, darem segurança aos torcedores e marcarem a história.

9 – Vôlei Brasil

Um susto no começo do ano com o triste fim do Finasa Osasco e uma surpresa boa com a volta do super-time masculino do Pinheiros. A SKY decidiu investir (pesado) no esporte e vimos a volta dos grandes ídolos para perto dos nossos torcedores. Hoje a Super Liga (masculina e feminina) é considerada como uma das mais disputadas de todo mundo e nossas seleções continuam como os times a serem batidos. Definitivamente o segundo esporte do país.

10 – NBB

Crise no basquete, fracassos em importantes competições e por aí vai. Até pouco tempo, estas eram expressões que apareciam com freqüência quando o assunto era o basquete brasileiro. Felizmente, parece que as coisas estão voltando para o rumo certo. Organizou-se uma nova liga, buscou-se enquadrar os times em alguns padrões e estabeleceram melhorias para transformar a experiência de quem vai aos ginásios. Resultado, o primeiro nacional organizado pela NBB foi um sucesso e na final, entre Flamengo e Brasília, mais de 15.000 pessoas compareceram à HSBC Arena para prestigiar o confronto. Ainda há muito a ser feito, mas pelo menos o basquete voltou a caminhar.

Postado por Bruno e Dida.

O Radar Esporte deseja a todos boas festas e ótimo 2010!!

Agradecemos a todos vocês pela audiência e opiniões (inclusive para este post) que enriqueceram e muito nosso blog.

Voltamos ano que vem com mais novidades do mundo do marketing esportivo.

Nenhum comentário: