6 de outubro de 2009

O que é ser campeão | Por Gustavo Borges

Eu e o Dida estamos preparando um post especial sobre os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, mas não pude perder a chance de fazer alguns comentários sobre o que estão falando sobre o assunto.

Muitos contra a escolha e uma outra parte a favor, mas antes de uma posição, precisamos alinhar algumas coisas.

Devemos olhar a decisão por dois lados: pelo esporte e pelo país.

Se por um lado o esporte vai ficar em foco, o país tem a chance do desenvolvimento, mas o passo zero é o alinhamento de expectativas.

O que é um bom resultado para o Brasil? Ficar entre os cinco melhores no quadro de medalhas, entre os dez...ou “simplesmente” começar um trabalho forte no esporte e ter um desenvolvimento socioeconômico?

O fato é que o Brasil tem que ser campeão. E digo isso, com base no que Gustavo Borges disse no programa “Bem, Amigos”, da SporTV. Para o medalhista olímpico, ser campeão é um alinhamento de expectativas.

A primeira coisa que devemos ter é um plano de objetivos traçado. Estar entre os cinco, os dez, conquistar 8 medalhas de ouro, formar uma geração forte etc. A partir daí, ser campeão é alcançar uma dessas coisas.

Embora aqui no país a maioria só valorize o primeiro lugar, temos a oportunidade de ser campeão em grande estilo. Mesmo que isso não signifique o lugar mais alto do pódio...

Um comentário:

Marcello De Vico disse...

Acho que não deve ser muito diferente do que a maioria espera: vôlei, Ciello, e QUEM SABE a Maurren - e mais alguma outra surpresa que sempre aparece. De resto, duvido muito... Vai ser o mesmo papelão de sempre!