16 de outubro de 2009

Mundial Sub-20 | Meninos com pompa de gente grande

Qual menino nunca sonhou em ser jogador de futebol? Em jogar uma final de Copa do Mundo? A ligação entre os garotos e o futebol acontece naturalmente e este sonho vai diminuindo à medida que a idade vai chegando e as escolhas começam a ser cada vez mais obrigatórias.

Alguns desistem do sonho por não terem jeito, outros por falta de vontade ou porque precisam estudar e garantir o tal futuro. Mas existem aqueles que não abrem mão do objetivo e continuam lutando para serem jogadores de futebol, já que isso é a chance de ter esse tão falado futuro.

Pois bem, jogadores começam e param cedo, o que significa que ao mesmo tempo em que precisam amadurecer logo, são forçados a abrirem mão de uma boa parte da infância. Com apenas 16, 17 anos já estão submetidos à pressão dentro e fora dos gramados e precisam responder como gente grande.

Hoje, às 15h00 no Cairo, a seleção sub-20 disputa a grande final do Mundial contra a Gana e estes meninos têm a chance de brilharem para o mundo, pelo menos por alguns minutos. Alguns ainda são desconhecidos dos brasileiros e apenas promessas em seus clubes, outros já são decisivos nas equipes profissionais, mas o fato é que ainda são meninos, garotos.

Se por um lado queremos a profissionalização do esporte, um lado administrativo muito forte, queremos (pelo menos eu quero) o lado feliz do esporte, da alegria que esses (futuros) jogadores tinham quando ainda mais jovens jogavam bola nas ruas do país.

Confesso que acho estranho (para não dizer bizarro) alguns meninos de 19 anos dando entrevistas com discursos manjados de jogadores, se vestindo com ouro dos pés as cabeças e lotados de assessores de tudo que é tipo.

Vamos lapidar estes craques e depois pensar neles como produtos. Alguns não irão nem sequer ser conhecidos da maioria de nós e já carregam o peso de mega astros do esporte.

Antes de qualquer coisa, devemos preparar estes garotos para a vida com educação e garantia de um futuro que não dependa dos salários milionários do futebol, pois sabemos que é a minoria que alcança este nível.

Espero realmente que eles “brinquem de jogar bola”, tragam mais um título para o país e desfrutem dos minutos de fama.

Boa sorte, meninos!

Nenhum comentário: