25 de maio de 2010

Brahma & Flu | O torcedor decide

Num acordo inédito, a Brahma, mais nova apoiadora do Fluminense, vai permitir que os torcedores decidam onde serão alocados os investimentos voltados para a agremiação.

Além das ações já tradicionais, como placas no campo de treinamento, assinaturas nas mídias do time, materiais em pontos de venda e bares temáticos e reformas dos bares da sede das Laranjeiras; no site do clube e da Brahma, haverá algumas opções para que os torcedores definam o que deve ser feito com aquela verba.

A parceria, que leva o nome de investimendo cooperado, é uma iniciativa nova e que, apesar de estar num formato embrionário na minha opinião, pode abrir portas para a criação de novos formatos de patrocínio que vão além do "pacote tradicional" e que agreguem valor para a estrutura do clube e ainda conseguem envolver os torcedores em decisões importantes para o futuro do time.

Desta forma, o patrocinador consegue "garantir" o que está sendo feito com pelo menos parte da verba investida, além de garantir uma marca na história do Fluminense - afinal, imaginem o valor da revitalização da sala de troféus do clube.

Outro ponto que me chama atenção nesta investida da Brahma é que finalmente a marca estabelece o apoio direto a um grande clube brasileiro. Depois de campanhas e mais campanhas com o tema futebol (Ronaldo, Seleção Brasileiras, patrocínio à Copa do Mundo de 2010), o "brahmeiros" precisava de uma atuação mais forte junto aos clubes nacionais.

Não podemos nos esquecer também que a FEMSA, grande concorrente da AMBEV, tem acordos com importantes clubes paulistas (São Paulo F.C. e Corinthians), com exclusividade para a exposição das marcas da cervejaria mexicana nos campos de treinamento e em placas durante as entrevistas coletivas.

Ou seja, agora é ficar de olho e observar as próximas investidas da Brahma.

Será que este acordo com o Fluminense se trata de uma investida isolada ou a marca vem com o intuito de contra-atacar a grande rival FEMSA? Vamos esperar pra ver...

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