29 de abril de 2008

O Marketing dos Clubes Brasileiros

Desde o último dia 25 está à venda nas lojas de todo o Brasil o DVD ‘Gigantes do Deserto’, um documentário que retrata a conquista da Copa Dubai pelo Sport Club Internacional. O filme surgiu de uma nova parceria entre o clube e a G7 Cinema, e é dos mesmos criadores de ‘Gigante – Como o Inter Conquistou o Mundo’, que aborda a conquista do mundial da FIFA 2006. ‘Gigante’ é um sucesso.

O título já atingiu as 49 mil cópias vendidas em todo o Brasil, o que é um número muito expressivo para o cenário nacional, inclusive quando comparado a grandes distribuidoras que muitas vezes trabalham com um volume de vendas bem menor para determinados títulos.
E o Inter não é o único clube que já lançou DVDs. O Palmeiras, por exemplo, lançou em 99 o DVD sobre a conquista da Libertadores.

Tomando a NBA como referencia, podemos ver que este tipo de ação poderia ser melhor explorado no Brasil. Na NBA, após a final do campeonato, a liga lança um DVD sobre o time campeão, abordando os principais momentos de toda a temporada: os melhores jogos, os bastidores, problemas enfrentados, treinamentos, entrevistas, a fase final e por aí vai. Ou seja, tudo que o torcedor fanático quer saber sobre seu time, mas não tem acesso normalmente* está disponível em um DVD que conta um episódio importante na história do clube: a conquista de um grande campeonato. E o portfolio não fica restrito a DVDs de campeonato apenas; a liga também possui DVDs com estrelas da liga, melhores jogadas etc.

Ao final de todo Campeonato Brasileiro de Futebol, por exemplo, a CBF poderia lançar um DVD com um documentário sobre toda a trajetória até a conquista do título. Estamos falando especificamente do DVD, mas há uma série de produtos que poderiam ser licenciados pela CBF.
Se não vemos um movimento tão intenso por parte da CBF, temos exemplos como o do São Paulo Futebol Clube, que possui uma série de produtos licenciados através da Warner Bros Consumer Products, que também licencia produtos do Manchester United e Barcelona.

O crescimento deste tipo de ação mostra que cada vez mais os clubes brasileiros estão se estruturando como empresa e investindo cada vez mais nos seus departamentos de marketing com o objetivo de diversificar e ampliar o faturamento de seus respectivos clubes.


* Recentemente tivemos a movimentação de alguns clubes, como o Corinthians e o Flamengo, no sentido de disponibilizar este conteúdo num canal virtual: o FLATV e o TIMÃO TV.

2 comentários:

Bruno disse...

Bem que podia ter lembrado do Grêmio. Que foi o primeiro clube brasileiro a lançar um dvd em grande escala (batalha dos aflitos) e acredito que ainda seja o que vendeu mais cópias. E também o primeiro clube a ter sua tv na internet.

Mas entendo, afinal o marketing do Grêmio é meio fraco e deve muito no quesito divulgação e marketing em geral.

Dida disse...

Com certeza, Bruno.
No caso, comentamos do DVD do Internacional pois havia lido a reportagem sobre o lançamento do título. Na verdade, alguns clubes já lançaram DVDs, até o Grêmio, como vc mesmo citou, mas resolvemos direcionar o post mais para o que poderia ser feito nessa linha!
Abraço