Foi veiculado hoje, no caderno Esportes da Folha de São Paulo, um anúncio da EMS – empresa da indústria farmacêutica - que fala da parceria firmada com a Ponte Preta (Associação Atlética da Ponte Preta). Basicamente o anúncio diz que a EMS está orgulhosa da parceria que se firmou com o clube e que, independentemente do resultado da final do Campeonato Paulista, a empresa está segura de que tomou uma decisão acertada ao patrocinar o clube.
Além de patrocinar a Ponte Preta a EMS está investindo igual valor no Guarani, ou seja, os dois maiores nomes do futebol de Campinas. Nos dois clubes a empresa irá investir aproximadamente R$ 2 milhões – meio a meio -, com direito a marca estampada no uniforme, ações promocionais durante as partidas, utilização dos camarotes privativos e instalação de placas nos estádios. Com este investimento a EMS espera fazer parte do processo de recuperação do futebol do interior paulista.
Este anúncio me fez lembrar de algumas parcerias que se destacam no cenário esportivo nacional e nos fornecem ótimos aprendizados, por isso vamos procurar mostrar algumas delas aqui no Radar Esporte.
Em uma iniciativa que já tem 10 anos, a equipe Rexona-AdeS, que já foi de Curitiba e hoje está no Rio de Janeiro, tem uma história de sucesso. É a única equipe pentacampeã da Superliga Feminina e possui, hoje, 22 títulos conquistados em diversos torneios e campeonatos.
Todas essas conquistas já seriam suficientes para comprovar o sucesso da empreitada, mas o time de vôlei é apenas a ponta do iceberg de um enorme projeto. O programa Rexona-Ades mostra que as oportunidades no esporte vão além da exposição da marca em camisetas e estádios. Em conjunto com os institutos Esporte & Educação e Compartilhar, o programa tem como missão transformar a vida e a perspectiva de crianças e jovens de baixa renda por meio do esporte, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania. O projeto já atendeu 22 mil jovens nos seus 45 núcleos espalhados pelo Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
Através de um trabalho social e de base, a Unilever consegue difundir seus valores e contribuir de forma relevante para a sociedade, tanto no âmbito social como esportivo.
Projetos como o de Rexona-AdeS mostram que o patrocinador pode desenvolver um plano de ações com muito mais alternativas que vão além das formas tradicionais de patrocínio e que podem trazer, sim, ótimos resultados, principalmente se trabalhados no longo prazo.
Para quem acha que no caso deste projeto se trata de uma exceção frente a nossa realidade – já que se trata de uma grande empresa com iguais possibilidades de investimento -, vimos que o trabalho não é feito sozinho; ela conta com importantes parcerias que ajudam na viabilização do programa.
Fica a frase de Jaime Lerner, antigo prefeito de Curitiba, que uma vez afirmou: “A criatividade começa quando você corta um zero do seu orçamento”.
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