7 de fevereiro de 2010

O Robinho voltou | Go Visa nos gols históricos

Quem não se lembra da cena abaixo?



O gol contra o Palmeiras, na estréia do Fenômeno pelo Corinthians rodou o mundo e está eternizado na história do clube e do jogador.

Neste domingo a cena que ficou para história foi o gol do Robinho em sua volta ao futebol brasileiro contra o São Paulo F. C.

A coincidência não para porque foram dois clássicos (Corinthians e Palmeiras / Santos e São Paulo F. C.), dois gols decisivos nas partidas e duas cenas históricas. Em ambos os casos lá está a marca da Visa – Go Visa (apesar da Lupo estar junto, o peito das camisas era da Visa).



A marca não investiu em patrocínios anuais com clubes, em ambos os casos foram ações pontuais e de oportunidade. E por coincidência com gols...

Se por um lado buscamos projetos consistentes e longos, vemos uma marca que acabou criando uma modalidade neste segmento – patrocinar momentos.

A marca fala de experiências em suas campanhas e literalmente fez uso disso em suas iniciativas. Mais do que o valor investido e o tempo de duração dos contratos, a marca participou de dois momentos inesquecíveis para os clubes, jogadores e torcedores.

Não vou entrar no detalhe se é oportunidade ou oportunismo, mas penso que a marca poderia explorar mais essas cenas. São momentos que o “acaso” criou e que o tempo não vai acabar...

3 comentários:

Dida disse...

Engraçado que quando vi o gol, pensei algo parecido. E acho que isso é o mais legal, porque mais pessoas devem ter tido a mesma percepção - a Visa marcando em presença em dois momentos históricos.
Quanto ao oportunismo vs oportunidade, acho que não vale mesmo entrar na discussão. Até porque, momentos como esse normalmente implicam em investimentos maiores para as empresas, certo? Ou seja, prefiro ver como uma marca que apostou. Dois momentos de grande visibilidade e, mais, forte envolvimento com quem estava assistindo e lá estava a Visa mais uma vez. Go Robinho.

Marcello De Vico disse...

É, naturalmente vcs devem ficar mais ligados que eu nesses detalhes, pois isso não tinha nem passado pela minha cabeça! hehe
Mas realmente, uma ideia interessante... Minha dúvida é: vale para a Visa apostar nesses "possíveis momentos"? Não é arriscar demais em uma aposta que pode não acontecer? Ou só pela estreia do Robinho em um clássico - mesmo sem que ele faça gol - já é o suficiente pra elesApesar de que temos que dar os parabéns para a Visa por essas duas "tacadas"! Outra dúvida... Eles já haviam feito esse tipo de "aposta" em outro jogo, com outro time, que não deu certo?

É isso aí. Valeu, abraços!

Bruno disse...

Boa pergunta, Marcello.

A ação sem dúvida vale a pena na minha opinião. Não vou entrar na questão do “oportunismo”, mas vamos olhar a entrada da marca no esporte por outros caminhos. A maioria das empresas busca um patrocínio de camisa de um clube para garantir visibilidade e “se associar” ao esporte, achando que isso basta.
A Visa começou a entrar na vida dos torcedores com os “setores Visa” nos estádios e agora usou de momentos pontuais para estampar o peito dos times. Vale ressaltar que em ambos os casos os clubes estavam esperando patrocínios pontuais (mais caros) até fecharem contratos anuais, e nesta brecha a Visa entrou.

A sorte esteve ao lado da marca e dos jogadores, mas a visibilidade também seria grande se o Ronaldo e o Robinho não tivessem marcado. Mais do que isso, o momento de “volta” ao futebol brasileiro já seria uma oportunidade para se trabalhar até mesmo com uma derrota dos times, mas essas “tacadas” com certeza foram mais certeiras pelos resultados.

Não nos lembramos de nenhuma aposta da Visa, nem que tenha dado certo ou errado. Ainda pensamos que a ação pode ser melhor “amarrada”, com pequenas ações pontuais com os clubes e com os jogadores. Hoje, por exemplo temos a última convocação do Dunga antes da Copa e bem que caberia uma ação (na web) com um “Go Robinho”.
É isso!
Abraços