27 de abril de 2010

Designs inusitados para os escudos das seleções

Ilustradores foram convidados a criar novos escudos para algumas das seleções mais tradicionais do futebol mundial.

Confira alguns abaixo e mais no site.




26 de abril de 2010

Every Team Needs a Shirt with a Story | Adidas

Iniciativa bem bacana da Adidas para divulgar uniforme da seleção dinamarquesa.

Sabendo que os dinamarqueses representam aproximadamente 2 milhões de usuários no Facebook, a Adidas desenvolveu uma ação integrada com a comunidade com o intuito de criar uma réplica gigante da camiseta da seleção dinamarquesa que será utilizada para unir a torcida Dinamarca durante os jogos da seleção na Copa do Mundo deste ano.

A mecânica funciona da seguinte forma: cada novo membro da fanpage da seleção aumenta em 20 cm² a réplica do uniforme - neste momento, a fanpage já conta com 5.895 membros.

Ótima maneira de engajar a torcida momentos antes da Copa do Mundo. Além disso, o projetochama atenção pois é uma forma criativa da Adidas se apropriar de seu patrocínio oficial, já que a réplica deve aparecer tanto nos estádios como na transmissões das partidas.

Eu e o Bruno sempre comentamos que a ativação por parte dos parceiros oficiais é muito importante se quiserem ligar a sua marca à Copa do Mundo, ainda mais quando temos diversas marcas tentando se apropriar do evento de alguma forma - vide Nike, Pepsi e por aí vai. Neste sentido, acredito que a Adidas acertou em cheio.

Confira abaixo um vídeo bem bacana que foi produzido para divulgar a ação:

20 de abril de 2010

NBA Playoffs 2010

Os Playoffs da temporada 2010 da NBA começaram neste último sábado, mas, como não poderia deixar de ser, confira abaixa os promos para a melhor fase da NBA.

Focus


Stepping Up

16 de abril de 2010

Save The Real Game | Bwin & Real Madrid

A Bwin, patrocinadora do Real Madrid, desenvolveu uma ação interessante para o clube madrilenho envolvendo 18 países da Europa.

A ação, entitulada "Save The Real Game", tinha como objetivo salvar o grande clássico do futebol espanhol Real Madrid e Barcelona. Os participantes tinham que encontrar 4 jogadores - Kaká, Marcelo, Van Der Vart e Granero - que "desapareceram", antes do clássico que aconteceu na última semana (10 de Abril).

Para descobrir o paradeiro dos jogadores, as pessoas tinham que encontrar 4 códigos que estavam espalhados na rede. Ao encontrar um dos códigos, uma dica era liberada para se desvendar o paradeiro de outros jogadores.

O vencedor leva uma viagem para acompanhar o time do Real Madrid com direito a ficar hospedado no mesmo hotel dos atletas, além de ingressos para a final da Liga dos Campeões.

Confira o vídeo que mostra como se deu o desaparecimento dos jogadores:

15 de abril de 2010

O efeito Copa do Mundo

De acordo com nota na Exame de Abril, um levantamento realizado pela Crowe Horwarth, especializada em gestão esportiva, constatou que a receita dos clubes com publicidade e patrocínio deve alcançar 16% do faturamento dos clubes em 2010.

Normalmente, este número fica em torno de 10%, mas a Copa de 2014 vem impulsionando estes investimentos.

Sendo assim, as cifras devem chegar perto dos R$ 300 milhões neste ano. Para se ter uma ideia da evolução, este valor era de R$ 190 milhões em 2006, ano da Copa da Alemanha.

Com certeza um crescimento significativo para o nosso futebol - ou pelo menos parte dele.

Fica a expectativa de que esta evolução no faturamento seja acompanhada por uma evolução da gestão de marketing destes clubes.

É claro que alguns dos grandes clubes do Brasil já estão procurando se modernizar, mas é fundamental que estes valores também sejam revertidos para a entrega de um melhor serviço para os torcedores, que ainda estão longe de desfrutar de uma estrutura como a dos países desenvolvidos.

14 de abril de 2010

Nike, Vivo, Volkswagen, Brahma & Seleção Brasileira

Estamos há pouco mais de 50 dias do início da Copa do Mundo da África do Sul e algumas das marcas que patrocinam a Seleção Brasileira de Futebol tem feito um trabalho bacana até aqui.

Explico o meu critério para "trabalho bacana": Patrocinadores preocupados em ir além da exposição na camisa e que buscam conectar de alguma forma a essência da sua marca com o que a seleção pode entregar em termos de imaginário coletivo e identidade com o brasileiro.

Este post não tem a menor pretensão de ser algo oficial, baseado em estatísticas, pesquisas etc. Estou tentando falar sobre o que estou vendo como consumidor mesmo. A mensagem que chega até mim, da forma que chega, com que frequência chega e, como já disse, a relação entre a essência de marca e o que a seleção é capaz de entregar.

Apenas para lembrar, os patrocinadores da seleção brasileira são: Nike, Itaú, Vivo, Guaraná Antarctica, Volkswagen, Gillette, Extra e TAM, Pão de Açúcar e Nestlé e Marfrig (Seara).

Dentre estas marcas, as que me chamaram mais atenção até agora foram Nike, Vivo, Volkswagen e Brahma.

Nike

Não tem o que falar. Esporte e, claro, futebol, já estão no DNA da marca. A Nike encontrou a "fórmula" e vem se aprofundando cada vez mais na essência do futebol brasileiro e o que ele representa. Sem necessariamente ir para o tradicional comercial de 30" na televisão, a Nike consegue gerar bastante cobertura nos meios digitais com os conteúdos que gera - tudo bem que às vezes parece que tudo que a Nike solta nesses ambientes é comentado, mas isto não vem ao assunto.

Além de apropriar muito bem dos jogadores que patrocina e que fazem parte do elenco da seleção, a Nike tem abordado temas que estão diretamente ligados ao nosso futebol: o jeito moleque de jogar, as peladas e até mesmo as mandingas.





No canal da Nike no YouTube você pode assistir aos outros filmes.

Vivo

Telefonia e futebol. O que eles poderiam ter em comum?

Pois parece que a Vivo encontrou a resposta. Ainda debaixo do guarda-chuva "Conexão como nenhuma outra.", a marca entendeu este novo contexto onde as pessoas não assistem mais a uma partida de futebol apenas pela televisão, mas interagem com o conteúdo através de comentários pelo Twitter, SMS entre amigos, MSN e por aí vai... Neste sentido, esta Copa do Mundo deve ser mesmo uma experência nova - até o Twitter está sendo muito utilizado pelos atletas.

A marca está se apropriando deste cenário em sua plataforma de comunicação e está propondo às pessoas a viver a seleção com a marca.

Além do comercial (abaixo), a marca já está desenvolvendo um trabalho em digital envolvendo diversas redes sociais, distribuindo prêmios (viagens para a África, iPhones e camisas oficiais).

Eu Vivo a Seleção




Volkswagen


A ligação óbvia entre o Gol, o carro mais vendido no Brasil, e a Seleção Brasileira se materializou neste belo comercial da AlmapBBDO com Robinho. E não poderia ser diferente, afinal, quem mais tem um produto chamado "Gol"? Tem mais é que se apropriar mesmo...

Esta deve ser uma das maiores campanhas da marca e conta com anúncios, spots de rádio, web, merchandising, PDV e diferentes tipos de ações, além do patrocínio da cobertura do campeonato mundial de futebol na TV.

Retribuição


Anúncio e logo da campanha, criado por Marcello Serpa.



Brahma

Apesar da ligação sempre polêmica entre cerveja e futebol, a Brahma, uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo de 2010, tem feito um bom trabalho com a plataforma futebol.

Seguindo o posicionamento guerreiro, a marca conseguiu transferir todo este conteúdo para o futebol. Além disso, a marca tem se apropriado muito bem do futebol brasileiro utilizando jogadores importantes da seleção, como Júlio César, Luís Fabiano e Adriano, na comunicação.





Como disse no início deste post, não tenho a pretensão de fazer uma lista oficial, por isso gostaria de saber se o trabalho de algum dos outros patrocinadoras oficiais chamou a sua atenção.

13 de abril de 2010

Rugby. Isso ainda vai ser grande no Brasil

Não podíamos deixar passar a campanha criada pela Talent para a Topper e o Rugby Brasileiro.

No final do ano passado, a Topper foi anunciada como nova patrocinadora oficial da Associação Brasileira de Rugby e agora veio a mídia de massa com estes dois comerciais que afirmam, de forma humorada, que o esporte ainda vai ser grande no Brasil.

Em 2016, ano das Olimpíadas no Rio de Janeiro, o esporte volta a fazer parte do quadro de modalidades oficiais da competição. Ou seja, uma ótima oportunidade para fazer com que o rugby nacional consiga fazer parte deste movimento mundial em torno da modalidade e também colocá-lo de vez como preferência nacional.

Tarefa fácil? Claro que não.

Aliás, estes dois comerciais tem que ser apenas o início. Só isso não é o suficiente para fazer do rugby algo grande no país.

A Topper tem uma oportunidade de ouro nas mãos. Se investir de fato no esporte, e não só utilizá-lo como plataforma de comunicação, a marca pode ter um grande case no futuro.

Bom para a Topper. Bom para o rugby. Bom para o esporte nacional.

Confira os dois filmes abaixo:

Coletiva


Autógrafo

12 de abril de 2010

Nike e a volta de Tiger Woods



Na última semana, este comercial da Nike com Tiger Woods gerou muita discussão.

Criado pela Wieden+Kennedy, o filme traz a voz do pai de Tiger gravada antes de seu falecimento em 2006 e, por incrível que pareça, a mensagem dita por ele tem uma forte ligação com o momento pelo qual o atleta vem passando desde que sua vida sexual foi escancarada na mídia.

Para uns, a Nike exagerou na dose; para outros, o filme é mais do que feliz.

Na minha opinião, este filme só vem a confirmar uma postura que a Nike como patrocinadora tem com alguns de seus atletas - pelo menos os melhores de seu "portfolio".

Enquanto alguns patrocinadores simplesmente abandonaram o atleta, a Nike esperou, bem quieta, o momento certo para retornar junto com um dos melhores jogadores de golfe de todos os tempos. Deu no que deu; milhares de pessoas falando sobre o filme...

E, como falei anteriormente, não é a primeira vez que a Nike faz isso. Isso mostra que a Nike está conectada, acima de tudo, com as realizações e o potencial que aquele indivíduo tem como atleta profissional.

Foi assim com Kobe Bryant, Jordan, Ronaldo e tantos outros... por que desta vez teria de ser diferente?

O segredo por trás do Nike Air

Você nunca imaginou de onde poderia vir a tecnologia deste tênis... =)