30 de março de 2010

Aqui não! CBF veta parceiro do Atlético PR

A Coca-Cola foi durante anos a parceira oficial da seleção brasileira. Foi, no passado, porque hoje quem estampa o uniforme e faz se valer do título é sua rival, Ambev, com a marca Guaraná Antártica.

Este contrato milionário acabou influenciando na negociação de outros patrocínios, e quem sofreu o impacto desta vez foi o Atlético-PR, que anunciou na última segunda-feira a Spaipa, distribuidora de produtos da Coca-Cola no interior de São Paulo e em todo o Paraná como nova parceira.

O contrato prevê exclusividade na venda de produtos em estádios e centros de treinamento, além de uma série de espaços publicitários. Porém, antes da Copa do Mundo, a seleção fará uma preparação no CT do Atlético-PR, e o clube terá que abrir mão dos espaços publicitários que são cedidos aos seus parceiros.

Sai Coca-Cola e entra Guaraná Antártica. Apesar de já esperado, este fato pode afetar alguns pontos (principalmente valores) do contrato do clube com a nova parceira, que ainda pretendem continuar vender produtos neste período que a seleção estará hospedada.

O veto da CBF não foi o primeiro e podem ter certeza que até o mundial veremos muitas marcas tentando driblar os protocolos e aproveitarem para aparecer junto com a seleção.

21 de março de 2010

#Senna50 | Homenagem "eterna" a Ayrton Senna

Dizem que os heróis tem o incrível poder de serem eternos. Verdade. E quando falamos de atletas, alguns tem a capacidade de virarem ídolos e muitos poucos conseguem se transformar em heróis, verdadeiros mitos.


Nós brasileiros felizmente temos um, mas que infelizmente já não está mais conosco. Ayrton Senna da Silva é provavelmente o maior ídolo do esporte brasileiro e para muitos, o grande herói de nossa história.

Muitas vezes, sem darmos conta, esperamos as pessoas morrerem para darmos o verdadeiro valor que merecem, fato que felizmente não permitimos se repetir com Senna, já que em sua intensa e vitoriosa trajetória na Fórmula 1 ele sempre foi muito reverenciado pelos brasileiros.

Recentemente soubemos por um amigo de um fato curioso. Frank Williams, o todo poderoso da escuderia que leva seu nome, resolveu prestar uma homenagem após o falecimento de Ayrton. Desde a morte do piloto, a equipe William passou a levar no bico dos seus carros o “S” do Senna.

Uma forma singela de homenagear e eternizar este grande ídolo do esporte. Talvez não seja novidade para alguns, mas a maior parte das pessoas nem deve imaginar essa homenagem.

Nada mais apropriado do que comentar sobre isso aqui no Radar Esporte no dia em que Senna completaria 50 anos.

Postado por Dida e Bruno

12 de março de 2010

BudHouse | Budweiser leva torcedores do mundo para a Copa

Se você já tinha perdido suas esperanças de ir para a Copa do Mundo da África, seus problemas acabaram. ;)

O pessoal aqui da agência acabou de me mostrar uma iniciativa muito bacana da Budweiser para a Copa do Mundo.

A marca está procurando torcedores apaixonados dos 32 países participantes da Copa do Mundo da África para vivenciar o evento de um jeito que poucos terão oportunidade e,como se não bastasse, tudo será filmado, numa espécie de reality show que irá documentar toda esta experiência.

O que você precisa fazer para concorrer? Simples. É só ter acima de 25 anos, falar inglês e se inscrever no site da ação até o dia 19 de Março deste ano.

Com esta iniciativa, a Budweiser antecipa sua ativação do tema Copa do Mundo - fundamental quando todo mundo quer se apropriar do evento de algum jeito - com relevância para o consumidor e em um contexto onde a cerveja já participa normalmente, o momento da torcida.

11 de março de 2010

Passaporte F. C.

O São Paulo F. C. que sempre costuma sair na frente dos adversários quando o assunto é ação de marketing, desta vez pegou carona no rival Corinthians. Isso, porque o tricolor lançou oficialmente a Passaporte F. C., agência de turismo do clube, que entre outras coisas, proporcionará aos torcedores viajarem ao lado dos jogadores nas partidas fora de casa.

Com os mesmos moldes da Timão Tur, a Passaporte F. C. tem a primeira viagem para esta semana para acompanhar o duelo do time contra o Nacional, em Assunção pela Libertadores da América.

As agências de turismo dos clubes estão se tornando cada vez mais normais, além de ser um serviço para os torcedores se sentirem mais perto do time, a variedade de pacotes garantem no final do mês uma renda extra.

TV do clube e agência de turismo já fazem do “tradicional”, agora vamos ver o que os grandes clubes vão lançar como diferenciais...

9 de março de 2010

PEPSI 2010 | Copa do Mundo

Novo comercial da Pepsi, já em clima de Copa do Mundo, com atletas que são patrocinados pela marca como Kaká, Messi, Thierry Henry, Lampard, Andrei Arshavin e Didier Drogba.

Parabéns mulheres | Centauro

Nesta segunda-feira, 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Data mais do que especial e como não poderia ser diferente tivemos um bombardeio das empresas para elas, as mulheres.

As iniciativas foram muitas e entre anúncios, manifestos e projetos, a Centauro se destacou por usar a data apenas como “start”. Isso, porque a partir de desta segunda-feira, a marca inaugurou um espaço voltado para as mulheres, o Centauro para Mulher.

Trata-se de um blog feito por mulheres (reais, digamos assim) que não são famosas tampouco atletas. Quatro blogueiras irão falar sobre moda, saúde, bem-estar, beleza, tecnologia e fitness. Tudo isso voltado para o esporte, academia, exercício etc. A idéia é trazer uma visão diferente sobre o esporte, para aquelas mulheres que possivelmente consomem o esporte por osmose (maridos e filhos praticam), e não necessariamente têm tempo para se exercitarem.

O bacana do projeto é que apesar de ser lançado no Dia Internacional da Mulher, não tem data para terminar e provavelmente será o canal oficial da marca para as mulheres “a” de eterno.

Uma forma diferente de dizer para as mulheres que a Centauro também tem produtos para elas.

5 de março de 2010

Mais uma vez São Marcos

O post foge um pouco do tema do blog, mas vamos mais uma vez transformar jogadores em produtos, mercadorias que tem preço, qualidade e data de validade. Mas, no meio das prateleiras do futebol brasileiro, encontramos um produto premium, um produto com muita qualidade e que parece que não ter preço e nem data de validade.

Eis mais uma vez São Marcos. Um ídolo, um craque e a figura que se fixou na história do Palmeiras. Por tantas vezes já foi notícia aqui no Radar Esporte, mas que desta vez não vou escrever muita coisa, prefiro ficar com as palavras do jornalista e comentarista da SporTV Lédio Carmona.

A miragem

Voltamos ao assunto Marcos. Ontem eu escrevi sobre ele. Hoje, também. E amanhã, se for o caso, voltarei ao tema. Marcos sempre tem o que dizer. E nornalmente nos anima a escrever e falar sobre o que diz, opina e debate. Marcos é uma raridade no mundo bitolado no futebol. Claro que não é só ele. Ainda temos boas exceções. Gente que foge aos discursos vazios e pasteurizados. Mas ele é um clássico de goleiro, de caráter e de autenticidade. Não precisa arrotar arrogância para ser notado. Dispensa lobby. Raramente bate no peito, como muito contempôraneos seus, para lembrar que também é pentacampeão mundial. Basicamente, Marcos é de verdade. Não é uma mentira. Tem sangue e vergonha na cara. E dignidade, respeito pelo clube e pelos torcedores e muita auto-crítica (até demais), como mostrou na coletiva de hoje, no Palestra Itália.

“Vou parar pelas minhas condições físicas, porque estou com um probleminha no joelho e no ombro. Para não manchar a imagem que construi, acho melhorar parar. O Palmeiras precisa de um goleiro mais novo e mais paciente. Mas, quem sabe, posso chegar no fim do ano e não parar, ficar na reserva, jogar algumas partidas e apoiar o Bruno e o Deola. Se eu for para a reserva, não acho justo ganhar o mesmo que eu ganho hoje. Poderia ficar mais um ano viajando com o time, mas ganhando menos.

A frase final resume bem que é Marcos. Merece busto, estátua, placa de bronze, salário vitalício, tudo o que o Palmeiras puder lhe oferecer quando, efetivamente, parar. Enquanto há tempo, aproveitemos o convívio com essa grande figura. Ele é real, não é feito de marra e pose e só quer ser feliz. Quase uma miragem.”

*Este post foi devidamente autorizado pelo próprio Lédio Carmona para ser publicado com os devidos créditos aqui no Radar Esporte.

1 de março de 2010

Project X | Aprenda com a Red Bull

Vou começar dizendo que definitivamente este é um projeto que deveria servir de inspiração para as empresas que patrocinam o esporte.

A Red Bull é uma marca conhecida por sempre inovar na forma como se comunica, e desta vez não foi diferente. A marca, que patrocina o atleta de snowboard Shaun White construiu um halfpipe exclusivo em algum lugar do Colorado, nos EUA, e toda vez que White quisesse praticar, eles levavam o atleta num helicóptero até o local, para que ele pudesse desenvolver novas manobras longe dos olhos de seus competidores.

O halfpipe, que foi desenvolvido por Frank Welsh, o melhor desenvolvedor de rampas, estava num patamar muito acima das rampas tradicionais. Era extremamente liso, com curvas perfeitas e ainda tinha um espaço com muitos blocos de espuma para diminuir os riscos de lesão de White.

Ou seja, não só a Red Bull proporcionou um lugar fora do alcance dos oponentes de Shaun White, como também criou um lugar com condições praticamente perfeitas para o atleta treinar.

Imaginem se as marcas passassem a pensar o patrocínio também como uma forma de influenciar na condição atlética e não apenas como uma vitrine para suas marcas. É claro que nem sempre isso é tão simples e a dificuldade de um projeto como este pode variar muito de acordo com a modalidade, mas o fato é que este “case” da Red Bull ilustra muito bem como as marcas podem ir além da exposição tradicional na "indumentária" do atleta.

No link vocês podem conhecer mais o projeto, ver imagens e algumas das manobras criadas por Shaun.

E abaixo o vídeo que mostra um pouco mais como tudo funcionou.



Ou seja, o patrocínio também se tornou uma plataforma de conteúdo para divulgação da própria marca Red Bull.